PRIMEIRAS REFLEXÕES
O guia (ou roteiro) tem dois momentos fundamentais: antes e depois da captação de som. Antes de gravar, ele te orienta, te dá uma luz antes da ação. Depois da gravação, ele vai ser a base para o seu roteiro de edição e montagem.
E muita coisa pode acontecer entre esses dois momentos!
Portanto, não se prenda: seu roteiro antes de sair a campo não deve te prender,
assim como o material captado não deve limitar sua criação!
Os dois são fundamentais pra você encontrar o caminho do meio, aquele que vai traduzir da melhor forma o que você quer expressar através da tua peça.
O primeiro passo antes de gravar é refletir sobre sua peça especificamente:
1) O QUE quero falar?
É a essência da sua peça. Sua FOME.
Sua intenção fundamental, que pode ser objetiva ou subjetiva.
2) COMO quero falar?
Conteúdo informativo, poético, documental, fictício, misturado… Isso vai definir o formato e linguagem da sua peça. Se desafie a criar algo que surpreenda, que vá além do que se mostra sempre, além de estereótipos… e que provoque reflexão.
3) Que ELEMENTOS quero usar?
Voz humana, conteúdo/texto (fruto de sua pesquisa), paisagem sonora, música, efeitos sonoros, silêncio…
Não está muito claro? Volte à sua intenção, ela deve estar presente a todo momento! Não sabe definir mas tem um caminho que quer experimentar? Ponha no papel as respostas ou palavras-chave e siga em frente. O guia deve ser somente um guia e não uma verdade absoluta a ser seguida.
Além dessas informações e dicas básicas, para a produção de uma boa peça sonora é fundamental que se utilize a criatividade e sensibilidade. Estamos falando de um meio de comunicação que dialoga com as pessoas e, portanto, tem características eminentemente emocionais. Faça anotações durante sua gravação, marque partes que te emocionaram ou chamaram atenção. O guia é uma ferramenta em constante transformação! Lembre-se que ele vai ser a base para o roteiro de montagem da sua peça quando for edita-la.
SE VOCE JA TEM UMA PAUTA E VAI ENTREVISTAR PESSOAS NA GRAVACAO
Dicas importantes antes da primeira pergunta:
1. Tenha seu guia/roteiro em mãos;
2.Escreva suas perguntas e leve contigo;
3. Verifique equipamentos: está com tudo? gravador? (com pilhas cheias e espaço pra gravar) microfone? fone de ouvido? celular carregado e com espaço de memória? papel e caneta?
4. Roupa: eu sei, parece ridículo, mas é só um cuidado com a distração. (oculos escuros, super decote);
5. Leia suas perguntas antes da entrevista começar. O ideal é que você não leia nada durante a entrevista (distração/barreira para o diálogo), a entrevista deve ser uma conversa entre você e o entrevistado;
6.Garanta a qualidade da gravação: uma vez que você chegou, cumprimentou o entrevistado e se apresentou, é importante que garanta a melhor situação de gravação possível. Verifique se há algum som contínuo ao redor e posicione o microfone longe dele. (evite lugares com geladeira, ar-condicionado);
7.Se aproxime do seu entrevistado: de preferência de frente ou na diagonal. A ideia é estar tão próximo que seu cotovelo possa estar apoiado no seu joelho ou no braço de uma cadeira mantendo o microfone/gravador perto o suficiente para uma gravação intima;
8.Comece a gravar antes do entrevistado começar a falar. Posicione o gravador gentilmente a uma distância agradável do entrevistado e aperte o REC;
9.Use fones de ouvido: é lei. com microfone e gravadores prontos, ponha os fones e comece a gravar, verificando volume e captação;
10.Identifique a gravação: bem no começo, grave você mesmo: data, local e nome do entrevistado, tema;
11.E o resto: Agora sim vc relembra a pessoa do tema da entrevista e da tua intenção;
12.Faça um comentário descartável sobre o clima ou pergunte o que seu entrevistado tomou no café da manhã. Com isso você ajusta os níveis de gravação;
13.O começo de verdade: Quem é você? Peça para o seu entrevistado se apresentar. “Poderia se apresentar?” Me diga quem é, onde vive, que idade tem, e o que faz.
Agora sim pode fazer sua primeira pergunta 🙂
1 Comment
Luís Airton Barros
GUIA PARA PRODUÇÃO DA SUA PEÇA SONORA – ANTES DE GRAVAR