MODO AVIÃO DE LUCAS SANTTANA

Em dezembro de 2017, recebemos Lucas Santtana no Espaço de Tecnologias e Artes  do Sesc Santo Amaro para uma conversa sobre as inspirações, processos e desafios do seu mais recente disco, Modo Avião.

São duas as formas de ouvir “Modo Avião”, novo álbum do cantor, compositor e músico baiano Lucas Santtana, lançado esse ano pelo selo Natura Musical.

A primeira segue o clássico formato dividido em faixas: são dez composições inéditas, com pouco mais de trinta minutos no total. A outra é a que realmente traz novo sabor na experiência: o misto de prosa e poesia de um áudio filme. São cerca de 40 minutos em que Lucas tece uma delicada narrativa que costura cada uma das faixas do disco.



Uma viagem a partir da captação em 360º dos instrumentos e vozes, através do uso de um microfone binaural que nos aproxima da intimidade da narrativa, que traz questões sobre tempo e espaço, consumismo, relações pessoais, fronteiras entre o mundo físico e o digital, amor e excessos.

A produção do disco ficou por conta de Lucas e de Fabio Pinczowski, que também pilotou os sintetizadores do álbum. Os arranjos de cordas são assinados por Marcelo Cabral e contam com a participação do Quarteto de Cordas da Dinamarca, com destaque para a faixa-título da obra.

Para seguir viagem no roteiro completo proposto pela obra, é ideal que o tripulante tenha em mãos o livro também intitulado Modo Avião e assinado por Lucas com Rafael Coutinho (autor dos desenhos que ilustram o voo musical-literário do artista) e com J.P. Cuenca, parceiro na escrita dos textos em prosa intercalados com as músicas.

Lucas Santtana é nosso convidado para a aula aberta do Laboratório de Rádio Digital nesse sábado 16 de setembro, das 11h as 13h no Sesc Santo Amaro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *