NÃO GOSTO DA MINHA VOZ!

A maioria das pessoas não gosta de ouvir sua própria voz. Seja na gravação da leitura de um texto, ou em um inofensivo recado de whatsapp. Muitos acham que o som está agudo demais, muitas vezes até estridente.

E isso é totalmente natural, por um motivo muito simples: nossa voz soa diferente sim, quando emitida de um alto-falante ou fone, sem o “filtro” dos nossos ouvidos.

E como estamos acostumados – durante uma vida inteira – a ouvir nossas próprias vozes através desse filtro, nos incomodamos quando acessamos nossa voz diretamente.

Mas a boa nova é: tem remédio. É só se acostumar. Sim, basta ouvir mais e mais sua voz “verdadeira” para se familiarizar com ela. Mude a direção do caminho: ao invés de se afastar por causa do estranhamento, se aproxime dela com curiosidade, para conhece-la melhor. É uma descoberta e tanto!

“Cada indivíduo possui uma voz essencial – uma ‘impressão digital sonora’ – que o define e singulariza como um Eu único e, ao mesmo tempo, infinito em suas possibilidades de expressão, no espaço e no tempo. Esta voz não ‘quer’ ser algo. Ela simplesmente É”. (trecho de O Caminho do Canto, núcleo de pesquisa vocal criado por Andrea Drigo)

A segunda boa nova é: há inúmeras ferramentas e técnicas para libertá-la.

Na próxima aula vamos receber a atriz-MC, diretora teatral, compositora, pesquisadora, ativista, slammer e apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura Roberta Estrela D’Alva.

Ela vai compartilhar conosco o caminho do encontro com sua própria voz e as diferentes formas de expressão que ela desenvolveu a partir desse encontro.

A Roberta é bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação pela USP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, membro-fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro.

É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro campeonato de poesia brasileiro e autora do livro “Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC” (Perspectiva).

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *